O deputado estadual Luizinho Sobral (PTN) pediu que o presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, apresente informações sobre o andamento da obra de construção da Adutora do São Francisco – inclusive processo licitatório, custos e prazo de entrega – por causa da iminência de falta de água em Irecê e microrregiões do centro-norte baiano.
A construção da primeira etapa da adutora começou em 2010 e, em março de 2011, segundo publicação do site Brumado Notícias, a gerência da Embasa na região anunciou que a obra seria concluída em seis meses. Integrante da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos e pré-candidato a prefeito de Irecê, Sobral se sentiu motivado a fazer o pedido por causa das dificuldades enfrentadas pela população de áreas atingidas pela seca.
“O Dia Mundial da Água é celebrado mundialmente hoje (22), entretanto os baianos não têm o que comemorar, afinal, 104 municípios decretaram estado de emergência devido ao flagelo da seca”, lamentou. O parlamentar também solicitou à presidência da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos uma audiência pública para debater as medidas adotadas pelo governo do Estado no combate aos efeitos da estiagem. O encontro foi marcado para dia 27 de abril.