Foto: Juliana Costa |
A Associação de Desenvolvimento Comunitário de Ondina (Asdeco) solicitou do deputado estadual Marcelino Galo (PT), a intermediação no debate para a finalização de obras na localidade junto à Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). Para isso, o parlamentar petista participou da reunião com a comunidade do bairro Alto de Ondina e representantes da Conder, na tarde deste sábado (5), onde foram apresentadas alternativas para solução dos entraves. O encontro aconteceu na sede da Asdeco em Salvador e contou com a participação da população e de lideranças comunitários.
“O papel do nosso mandato é fazer a sociedade dialogar com o poder público”, alega Galo. Obras de contenção, acessos e drenagem serão realizadas num projeto de complementação conduzido pela Conder. Cerca de 1.600 pessoas serão beneficiadas com as ações. “As obras de complementação custam mais de R$ 2 milhões. Por isso será necessário buscar recursos em outras esferas, o que poderá atrasar um pouco mais”, complementa o parlamentar.
Para a moradora Janete Silveira, as obras da primeira etapa foram importantes, pois evitaram mais transtornos. “Quando chovia alagava tudo e ficava muita lama na nossa porta. Hoje estamos felizes por receber a visita do deputado que está ouvindo nossas necessidades e com certeza irá buscar soluções”, disse.
Obras na localidade
A Conder entregou à comunidade do Alto de Ondina, em 2009, as obras de contenção de encostas e uma praça para convivência e lazer, o que correspondia à primeira etapa de uma intervenção que prevê a construção de unidades sanitárias e a reforma e construção de unidades habitacional. Algumas ações ficaram pendentes e serão sanadas com obras de complementação, na qual o deputado Marcelino Galo está intermediando. Uma segunda etapa que atingirá outras localidades do bairro ainda não tem previsão para início.