Os 30 anos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) foi tema de uma Sessão Especial na Assembleia Legislativa (Alba), realizada na tarde desta segunda-feira (21). Professores, ex-professores, diretores, ex-reitor, estudantes, profissionais formados na instituição de ensino participaram da sessão proposta pelo deputado Euclides Fernandes.
Reivindicada desde 1960, a Uesb só se tornou realidade 20 anos depois, em 30 de dezembro de 1980, com a autorização de funcionamento. Em 25 de agosto de 1981, a instituição foi regulamentada para a implantação e em 87 teve autorização para funcionamento em sistema multicampi (Vitória da Conquista – Jequié – Itapetinga). O campus de Conquista fica situado cinco quilômetros do centro da cidade, no final da Nova Avenida Olívia Flores.
Com a constituição da autarquia foram implantadas, também, as escolas de Agronomia, em Vitória da Conquista, Zootecnia, em Itapetinga, e Enfermagem, em Jequié. Atualmente é a que oferece o maior número de cursos da região, o que a consolida como referência em educação superior no sudoeste da Bahia.