As reivindicações para a ampliação da oferta de ensino superior na Ilha de Itaparica foram transformadas em indicações pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT). O parlamentar encaminhou duas proposições a respeito da implantação de um campus universitário na região da Baía de Todos os Santos. A primeira, direcionada ao governador do Estado, Jaques Wagner, aponta para um campus universitário de uma das Universidades Estaduais, e a segunda, dirigida ao ministro da Educação, Fernando Haddad, solicita a instalação de um campus federal.
“Recentemente, em Brasília, participei de uma audiência com o ministro Haddad e ele explicou que há uma grande demanda por ampliação do ensino superior. No recente projeto do Ministério da Educação [MEC] foram 47 novos campi e quatro novas universidades federais, duas dessas para a Bahia, mas ainda temos regiões que precisam deste avanço”, afirma o deputado Marcelino Galo. Ele continua explicando que essa ação do Governo do Estado e do MEC também “colaborará com a democratização do acesso e a elevação do número de oportunidades para os baianos, em especial que vivem na Ilha e em suas cercanias, acessarem o ensino superior”.
Ilha de Itaparica
A Ilha de Itaparica está localizada na Baía de Todos os Santos, no estado da Bahia, no Brasil. Abriga dois municípios: Itaparica e Vera Cruz. Tem mais de 36 quilômetros de comprimento, 146 quilômetros quadrados de superfície, sendo habitada por 55 mil pessoas, distribuídas em 35 localidades, que constituem os dois municípios. Além disso, em seu entorno e proximidades convivem mais de 350 mil baianos, que demandam a disponibilidade de educação de nível superior.