quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Seminário debate Políticas Públicas para o povo do candomblé

Nesta quinta-feira (27) será realizado o VI Seminário do Povo de Santo – Acredito no Orixá. O objetivo do evento é traçar um olhar intelectual sobre as religiões negras. A iniciativa é da Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro (Fenacab), com apoio da prefeitura de Lauro de Freitas. O encontro acontece no Centro de Referência da Cultura Afrobrasileira – Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, durante todo dia.

O tema principal do evento é ‘Candomblé para além dos espaços sagrados’ e pretende reunir cerca de  300 terreiros para discutir políticas próprias da comunidade do candomblé, como a saúde negra, isenção de tributo, regularização fundiária dos espaços e o culto aos orixás através dos tempos. Para o final da programação os organizadores farão um ato religioso para a entrega do troféu Axé Bahia, além de um show artístico.

O superintendente da Promoção da Igualdade Racial, Eriosvaldo Menezes, destatou o diálogo que tem sido frequênte. “Temos a convicção de que nenhum governo conversou tanto com as comunidades quanto no município de Lauro de Freitas. Por isso queremos estudar e debater sobre o que pode ser feito em termos de políticas públicas”.