segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Coletivo Baiano transforma "Capitães da Areia" em jogos eletrônicos

A famosa história dos meninos abandonados em Salvador da década de 1930, acaba de ganhar mais uma linguagem: os games. Com patrocínio da operadora Vivo, através do Programa VivoLab, o grupo baiano de desenvolvedores “Porreta Games” realiza o projeto “Jogos Capitães da Areia”, baseado na mais famosa obra de Jorge Amado. A iniciativa, lançada neste dia 2 de dezembro, reúne a produção de sete jogos inspirados no livro do escritor baiano: um jogo de realidade alternativa (ARG), um jogo social para o Facebook e cinco jogos casuais (que poderão ser acessados pelo público no site do projeto).

Lançado em 1937 e com mais de cinco milhões de exemplares vendidos até hoje, “Capitães da Areia” retrata em suas páginas as peripécias de personagens como Pedro Bala, Dora, Gato, Sem-Pernas e Professor - que conquistaram leitores ao redor do mundo e prometem cativar antigos e novos fãs no formato de jogos eletrônicos. Aprovado através da Lei de Incentivo Estadual da Bahia - Programa Faz Cultura, “Jogos Capitães daAreia” expande para a internet e para a vida cotidiana a narrativa original da publicação, proporcionando novas formas de interação com o cultuado enredo ficcional. O projeto é ainda uma prévia das comemorações ao Centenário de Joge Amado, a ser celebrado em 2012, e tem como um de seus objetivos proporcionar novos olhares sobre esta que é uma das mais brilhantes criações do autor.

Outra proposta dos Jogos é difundir a cultura brasileira, regional e, especialmente, baiana - cuidado que se mostra um verdadeiro diferencial em relação a outros games que são desenvolvidos no ainda incipiente mercado do Brasil. Para tanto, o grupo realizou diversas pesquisas e mapeamentos da capital no período retratado pela obra, além de ter consultado acervos de textos, fotos e jornais da época, de modo a compreender mais fielmente o contexto retratado por Jorge Amado e replicado nos jogos eletrônicos.

"Jogos Capitães da Areia" é uma parceria entre o produtor Rafael Raña e os gamedesigners Luiz Adolfo Andrade, Paolo Bruni e Yupanqui Muñoz – que compõem a equipe da Porreta Games – com a produtora Solange Souza Lima.