segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Luanda e Salvador estreitam laços

O vice-prefeito Edvaldo Brito encerrou neste final de semana a sua participação na reunião da comissão executiva da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), em Lisboa, representando Salvador por delegação do prefeito João Henrique Carneiro. Brito atendeu a convocação do atual presidente da organização, o governador Provincial Interino de Luanda, Graciano Domingos. A capital de Angola assumiu a direção da UCCLA em maio deste ano. Antes a presidência esteve com Salvador, que acolheu a Assembléia Geral da entidade em maio de 2010 e hoje é vice-presidente.

Durante o encontro, foi destacado o interesse de Luanda em estreitar os laços com a capital baiana. Já existe a Lei que torna as duas cidades irmãs, aprovada em 2004. Falta agora a assinatura do protocolo, o que deverá acontecer no início próximo ano. O governador Graciano Domingos fará uma visita oficial ao Brasil acompanhado de autoridades, principalmente da área de educação, e, antes de ir a Brasília, virá a Salvador para uma visita pessoal ao vice-prefeito, quando espera assinar o Termo de Irmanamento. “Quero, a partir de agora, diminuir ainda mais as distâncias entre Luanda e Salvador”, declarou Domingos.

Brito também participou da festa onde os portugueses comemoraram o fado ter sido declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. Centenas de convidados foram recebidos no Teatro Coliseu pelo prefeito de Lisboa Antonio Costa. O evento, transmitido para todo o país pela TV, contou com a presença do Presidente de Portugal, Aníbal Antonio Cavaco Silva, que conversou com Edvaldo Brito durante alguns minutos relembrando a visita anterior que o vice-prefeito fez a Lisboa em outubro do ano passado.