quinta-feira, 21 de julho de 2011

Baiana vencedora do 'Miss Itália no Mundo' sofre com racismo


A modelo baiana Silvia Novais, de 24 anos, que venceu no início de julho o concurso Miss Itália no Mundo 2011, passou a ser hostilizada em um site atribuído a grupos nacionalistas brancos. Em um tópico de discussão na página Stormfront.org, onde aparece a notícia de que a baiana é vencedora do concurso, há vários comentários sobre o fato de uma modelo negra ter sido escolhida a mais bonita. 
 
Em um dos comentários, um internauta diz que a beleza de Silvia não é italiana. “Se fosse na Roma antiga, esta ‘italianinha’ seria uma criada de Nero”, postou. Outros tópicos do fórum trazem mensagens de “orgulho branco” e outras ofensas a negros, bem como a judeus e homossexuais. De acordo com informações do G1, Silvia, que é descendente de italianos, disse ter ficado muito triste com o ataque racista. “Minha mãe é negra, mulata e meu pai é branco. Me considero negra e tenho orgulho da minha cor. Por esse motivo, não gostei dos comentários”, disse a miss, que mora com a família em Campinas, no interior de São Paulo. 
 
A jovem pretende estudar junto com seu advogado a possibilidade de registrar queixa crime de injúria racial contra quem a ofendeu na página virtual.