terça-feira, 8 de novembro de 2011

Bahia avança nos estudos de gestões metropolitanas

Foto: Vitor Fernandes
O primeiro Seminário sobre Gestões Metropolitanas na Bahia foi realizado no município de Vitória da Conquista, na tarde desta segunda-feira (7), no auditório da Câmara de Vereadores, ampliando o debate social a respeito do tema. Técnicos, cientistas, empresários, engenheiros, professores do curso de engenharia em universidades do estado e políticos locais discutiram a importância da consolidação de novas áreas metropolitanas.
“Esse evento é um marco para a região de Vitória da Conquista, reunindo profissionais da área de engenharia, movimentos sociais e gestores que comprovam a importância de desenvolver mecanismos de gestão participativa com autonomia municipal e sem deixar de acessar projetos e programas federais”, declara o deputado estadual Marcelino Galo (PT), um dos idealizadores do seminário, referindo-se à sua indicação de criar a Região Metropolitana de Vitória da Conquista (RMVC).

Atualmente a Bahia possui duas regiões metropolitanas (RMs) reconhecidas e criadas pelo Poder Executivo. No Brasil são 42 regiões com esse formato, concentrando mais de 50 milhões de brasileiros. Em Santa Catarina são oito RMs, uma opção do estado para descentralizar o Produto Interno Bruto (PIB) das capitais. “Em Vitória da Conquista existe uma procura por serviços públicos de mais de 80 cidades, caracterizando a importância de unificar os municípios limítrofes para desenvolverem mais ações para atender sua população nas localidades”, afirma o engenheiro e presidente do Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge-Ba), Ubiratan Félix, que coordenou a realização do Seminário.

Foto: Vitor Fernandes
Palestrantes e gestores

Cerca de 130 pessoas acompanharam as palestras da superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Graça Torreão, do professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Ufba),Nelson Baltrusis, e do professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Ruy Medeiros. Segundo Graça Torreão, “algumas lacunas persistem e se ampliam na legislação referente à questão metropolitana, como a ausência de normas gerais para instituição de regiões metropolitanas referendadas numa política nacional de desenvolvimento urbano e de estudos que contemplem a intensificação da urbanização e as novas formas de organização urbana”.

O evento em Conquista foi conduzido pelo vice-prefeito Ricardo Marques, junto com Ubiratan Félix, e contou com a presença do prefeito Oberdan Rocha, do empresário e presidente da CDL, Marcos Alberto, do vereador Gildásio Silveira (PT), do diretor do Hospital Regional, Gerardo Júnio, além do presidente do Movimento das Associações de Bairro, Idelzito Rocha, do especialista em Mobilização Social e idealizador da RMVC, Wal Cordeiro, e do membro do Movimento Conquista pode voar mais alto, Zé Maria Caires. “Vamos levar esse evento para outros municípios, na tentativa de unificar as gestões e desenvolver nossa autonomia no sudoeste. Assim poderemos fortalecer o debate da criação da RMVC com uma gestão que leve sustentabilidade para a população”, salienta o prefeito Oberdan Rocha que também é presidente da Associação dos Municípios da Região Sudoeste (AMIRS).