segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Caps de Utinga é referência em atendimento à saúde mental na Chapada Diamantina

Com dois meses de inaugurado, o Centro de Atenção Psicossocial Tia Irá (Caps de Utinga) já se tornou referência no atendimento em saúde mental na Chapada Diamantina. A unidade funciona das 8 às 17h e conta com uma equipe técnica especializada, como médico psiquiátrico, clínico geral, psicóloga, assistente social, enfermeira, profissional em educação física, além de vários instrutores que realizam oficinas de trabalhos como artesanato, pintura, horta comunitária e musicoterapia.

Aproximadamente 25 pessoas são atendidas por dia no Caps de Utinga. O atendimento com o médico psiquiátrico acontece duas vezes por semana. A unidade disponibiliza também uma farmácia básica para a distribuição de medicamentos gratuitos. Os profissionais realizam visitas domiciliares em casos que requerem maiores cuidados, além manter parceria com os Postos de Saúde da Família (PSF’s) onde os pacientes são encaminhados por livre demanda.

Mais informações

Os Caps são unidades de atendimento em saúde mental que oferecem a seus usuários um programa de cuidados intensivos, elaborado por uma equipe multidisciplinar e são inicialmente concebidos como alternativas terapêuticas ao modelo de atendimento centrado no hospital psiquiátrico. Os Caps passaram a ter, desde 2002, a função estratégica de articular as forças de atenção em saúde e as da comunidade, visando a promoção da vida comunitária e da autonomia de seus usuários. Vale ressaltar que Utinga é a primeira cidade na região com menos de 20 mil habitantes a receber uma unidade deste porte.