segunda-feira, 28 de novembro de 2011

IV Conferência Estadual de Cultura será aberta nesta quarta

Depois da aprovação da Lei Orgânica da Cultura no dia 22 de novembro, na Assembléia Legislativa, o setor cultural da Bahia se prepara para mais uma ação de extrema relevância: a realização da IV Conferência Estadual de Cultura. Com o tema “Planejar é Preciso”, a Conferência acontece de 30 de novembro a 03 de dezembro de 2011, na cidade de Vitória da Conquista, e já começa com um desafio importante: ajudar a compor o Plano Estadual de Cultura, uma das principais metas estabelecidas pela nova Lei.

“Com a nova Lei garantimos a maior organização e institucionalização da Cultura em nosso estado. A Conferência é o momento para discutirmos políticas públicas de Estado, contando com a colaboração dos 26 Territórios de Identidade”, avalia Albino Rubim. A abertura da conferência será no dia 30 de novembro, ás 18h (em função da agenda do Governador do Estado, Jacques Wagner, o horário de abertura da conferência foi antecipado), no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Av Rosa Cruz nº 45 – Bairro Candeias).

Além do secretário Albino Rubim, participam da Conferência o superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura, Adalberto Santos, coordenador do encontro e os dirigentes da várias unidades da Secretaria de Cultura (Secult), como Fundação Cultural (Funceb), Fundação Pedro Calmon (FPC), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e Diretoria de Museus (Dimus). “Depois de ouvir as diversas comunidades, chegou a hora de promover uma grande conversa entre o poder público e a sociedade civil”, diz Adalberto Santos.

Nos dias 01 e 02 de dezembro acontecem as discussões das propostas recolhidas nos 315 encontros municipais, 26 territoriais e quase 20 setoriais, além das Conferências Livres, realizados na capital baiana e no interior. Além do Centro de Cultura, os debates também vão ocorrer no Instituto de Educação Euclides Dantas.

A programação da IV Conferência Estadual de Cultura contempla, ainda, uma extensa programação cultural que inclui shows em praça pública. No dia 01 de dezembro, a partir das 20h, na Praça Barão do Rio Branco, acontecem apresentações do Balé Jovem de Salvador e do Balé Folclórico da Bahia. No dia 02 de dezembro, às 21h, na mesma praça, tem show do cantor e compositor Zeca Baleiro.

Quem quiser poderá acompanhar toda as discussões através do Blog da Conferência http://culturabahia.com/, um espaço próprio criado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) com todas as informações do encontro.