terça-feira, 1 de novembro de 2011

Comunidade quilombola ameaçada de despejo pede ajuda

O Movimento Quilombola da Região do Recôncavo divulgou nota pública solicitando apoio da sociedade baiana, nesta terça (01), durante protesto realizado na BA 528 (Estrada da Base Naval). Segundo a nota, a Comunidade Quilombola Rio dos Macacos, localizada no município de Simões Filho, próximo à Salvador, está ameaçada de despejo, caso a 10ª. Vara Federal conceda liminar de posse da área onde a comunidade se encontra atualmente a pedido da Marinha do Brasil.

“No próximo dia 04 de novembro de 2011 a comunidade poderá ter destruído todo seu patrimônio histórico, suas casas, suas fruteiras, as ruínas que guardam restos mortais dos escravos que habitaram o território, as marcas do cativeiro, instrumentos de tortura, as plantações e toda sua história”, afirma a nota.

Segundo ainda os quilombolas, caso o despejo seja concretizado, serão 43 famílias com mais de 160 crianças que estarão sem eira nem beira e somente com promessa da prefeitura de alojá-los provisoriamente em uma escola do município de Simões Filho.